AGENDA
09/05 - JUNDIAI / SP
Congresso de Homens da ABREJUND
12/04 - Pouso Alegre / MG
Igreja Batista Betel
11/04 - Pouso Alegre / MG
Igreja Batista Betel
10/04 - Pouso Alegre / MG
Igreja Batista Betel

O LUGAR DO JOVEM NA FAMÍLIA


O LUGAR DO JOVEM NA FAMÍLIA

“Então foi com eles para Nazaré, e era-lhes obediente” (Lc 2.51a)

 A família foi criada por Deus para, nela, sermos felizes. Jesus quis, também, viver numa família sendo obediente aos seus pais por 30 anos (em toda sua juventude); muito embora sua família, também, tivesse problemas como a  minha e a sua.

Família, o ideal de Deus para o ser humano! Este é o tema dos batistas brasileiros para 2014.

Gosto de versículos isolados da Bíblia quando podemos usá-los para reforçar verdades do coração de Deus. Por exemplo, Salmos 68.5-6; 113.9. Quando ele quer falar do seu cuidado para com o órfão, ele usa a figura de um “pai”. Quando quer falar da sua bênção na vida do solitário, do desvalido, do “sem ninguém”, ele diz que dá uma família a ele. Quando quer falar da sua bênção na vida de uma mulher rejeitada, desprezada, ele fala que a torna uma feliz “mãe de filhos”.

Assim como em Atos 17.28 lemos que, em Deus, “vivemos, movemos e existimos”; também podemos afirmar que, em família, “nascemos, crescemos e morremos. É em família que choramos e rimos”

Jovem, você tem um lugar na sua família, um lugar deixado por Deus para você abençoar e ser abençoado

1.Um lugar de honra, obediência e submissão aos pais.

O texto é claro em afirmar que foi assim que Jesus viveu em toda sua juventude.

Nosso modelo não é Adão, mas Jesus.

Há algum jovem aqui que quer ser infeliz?

Há algum jovem aqui que quer morrer cedo? Prematuramente? Então vamos ler juntos Efésios 6.1-3.

2.Um lugar de serviço, ajuda e cooperação com os pais.

É interessante que só vemos na Bíblia aquilo que nos interessa. Os jovens que se transformaram em grandes líderes e homens e mulheres de Deus na Bíblia, se destacaram por serem serviçais, prestativos e cooperadores com seus pais.

Alguém aqui já ouviu um sermão sobre o serviço que as filhas de Jetro faziam pastoreando os rebanhos do seu pai?

Sobre o trabalho das filhas de Labão? Todas pastoras!

Sobre o trabalho de José, de Davi, todos ainda jovens? Não é de se admirar que todos foram tão abençoados!

Meus queridos jovens, o “ECA” não está na Bíblia, especialmente a parte que diz que até os 16 anos o jovem não pode trabalhar. Isso é “sabedoria do homem pagão, sem Deus”.

Na sua casa você é solução para os problemas ou é mais um problema? Você faz da sua casa uma pensão, onde você só entra para comer, beber, ver TV, dormir, pegar a roupa limpa; ou você realmente tem seu lugar em sua família, amando e ajudando seus pais, seus irmãos, ajudando a resolver os problemas?

Você faz da sua mãe uma empregada, ou até mesmo uma escrava, que tem que dar tudo o que você quer, na hora que você quer, do jeito que você quer?

Que bom quando todos ajudam após uma refeição; quando todos chegam de uma viagem com o carro lotado; de uma compra no supermercado; lavar uma louça; jogar um lixo fora; arrumar uma cama; passar uma roupa, guarda-las; ...

3.Um lugar de santidade, vitória e poder espiritual

Por que não? Nosso padrão, modelo é Cristo!

O apóstolo João coloca nesta perspectiva a vida do jovem (1 João 2.14)

Paulo escrevendo ao jovem Timóteo diz que é possível o jovem cristão “fugir das paixões da mocidade, e ter uma vida cristã modelar” (2 Tm 2.22)

José, Samuel, Davi, Daniel, Sadraque, Mezaque e Abedenego foram jovens que venceram e provaram que juventude não precisa, obrigatoriamente, ser sinônimo de fraquezas carnais e crises existenciais. O jovem cristão pode ser um vitorioso sobre este sistema que a Bíblia chama de “mundo”, “carne” e que “jaz no maligno”.

 Conclusão

A família é o ideal de Deus para o ser humano:

Ele criou!

Ele não apenas criou mas abençoou!

A vida em família é o projeto de Deus para nossa realização pessoal: Filhos são presentes de Deus; são herdeiros dos pais; alegria dos pais

Mas, jovem, você tem um lugar em sua família dado por Deus para que ela seja esta bênção, para você e para os demais membros da sua família. Vamos ocupa-lo?

Vamos obedecer e honrar nossos pais. José, Samuel, Davi, Daniel, todos foram jovens abençoados (viveram muitos anos nesta terra), e abençoadores (foram instrumentos de Deus para abençoar muitas vidas).

Ocupe seu lugar de serviço, ajuda e cooperação em sua família. Não seja um peso!

Mesmo jovem, você pode ter uma vida espiritual vitoriosa. Lembra de 1 João 2.14 e 2 Tm 2.22.

Ver mais comentários

Comentar




Enviar