AGENDA
09/05 - JUNDIAI / SP
Congresso de Homens da ABREJUND
12/04 - Pouso Alegre / MG
Igreja Batista Betel
11/04 - Pouso Alegre / MG
Igreja Batista Betel
10/04 - Pouso Alegre / MG
Igreja Batista Betel

A SAÚDE EMOCIONAL DO HOMEM DE DEUS


A SAÚDE EMOCIONAL DO HOMEM DE DEUS

Quero começar contrapondo alguns versículos, como Is 1.19 com Jo 10.10; Sl 90.10 com 92.12-14; Ef 6.1-3. Qual a conclusão? Esta vida longa, esta saúde física e emocional, em parte, depende de nós: Sl 90.12; Pv 4.23 (Shedd, Billy Graham, Arão, Moisés, Davi, Salomão, Samuel, Eli)

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida (Pv 4.23, SBB, ERA); “Oh! Ensina-nos a aproveitar a vida! Ensina-nos a viver bem e sabiamente!” (Sl 90.12 BAM).

Hoje vamos buscar princípios para você cuidar desta sua fonte para ter saúde física e emocional!

Em nossa revista GRAÇA QUE CURA abordamos os 10 problemas que mais perturbam o nosso interior, nossa alma, nosso emocional; e que acabam afetando, também, o nosso corpo.

Portanto, nosso trabalho será buscar princípios bíblicos para gozar de

 saúde emocional; descobrir estes princípios de como viver bem, viver sabiamente; e assim, alcançar esta promessa de Deus.

1.      Lembra: É o interno que determina o externo! Por este princípio, as manifestações externas da vida de uma pessoa, seu emocional em suas mais variadas formas, estão intimamente ligadas ao seu interior; serão reflexos, resultados da sua condição interior. Jesus, o grande e mais profundo conhecedor do homem (Ele o criou), reafirmou este princípio de forma contundente: “Entretanto, as coisas que saem da boca vêm do coração e são essas que tornam uma pessoa impura. Porque do coração é que procedem os maus intentos, homicídios, adultérios, imoralidades, roubos, falsos testemunhos, calúnias, blasfêmias” (Mt 15.18-19).  Tiago não disse exatamente isso? Se o interior vai bem, sua vida emocional será saudável! Lembra do fruto do Espírito, Gl 5.22-23?

Esse “homem interior” é aquilo que realmente somos por dentro, e não aquilo que aparentamos ser por fora. Quando olhamos uns para os outros, o que vemos não corresponde, necessariamente, àquilo que as coisas realmente são. Podemos falar e agir como se tudo estivesse maravilhoso, mas, por dentro, muitas vezes estamos feridos, destruídos, infelizes. É por isso que Deus está mais preocupado com “esse homem interior”, do que com aquilo que aparentamos ser. O que se passa dentro de você? Como realmente você é por dentro? O que se passa em seus bastidores? Se você quer, realmente, cuidar desse “homem interior”; então precisa avaliar com mais profundidade aquelas coisas que ninguém mais, além de você mesmo e Deus sabem a seu respeito.

Enquanto o mundo está ocupado tentando conquistar o espaço sideral, Deus quer que você cuide deste seu “mundo interior”. A ideia aqui é a de que você deve guardar o seu mundo interior como uma sentinela guarda um quartel; um soldado guarda um prédio, para que não entrem invasores. Isso é muito importante para Deus, já que há muitas coisas em nosso mundo interior que não deveriam estar lá; e são estas coisas que estão afetando nossa vida emocional. A ideia é a de que você permita que o Espírito Santo opere em você de tal maneira que todas estas coisas sejam arrancadas pela raiz, de maneira que você tenha um mundo interior reto, íntegro, irrepreensível, segundo o coração de Deus.

Quantas vezes queremos consertar nosso exterior que está uma bagunça: relacionamentos quebrados na família, no trabalho, na igreja; dívidas (gastos excessivos); rancor; amargura; vícios; maus hábitos que nos dominam; e esquecemos tudo é só reflexo, consequência do que está lá dentro; teríamos que, primeiro, mexer lá dentro. O que estiver no centro da sua vida, determinará todos os demais valores: Personalidade, caráter, mente, emoções. Sua verdadeira pessoa é, na realidade, seu interior. Sua vida emocional é só consequência! Quantas vezes estamos preocupados com a saúde do corpo, e nem um pouquinho com a saúde do coração; com o peso do corpo, e nem um pouquinho com o peso da alma, da consciência. Nos preocupamos com a beleza do rosto, do corpo, e esquecemos que devíamos estar mais preocupados com a beleza desse “homem interior”. Quer saúde emocional? Faça a oração do salmista: “Sonda-me, ó Deus, e analisa o meu coração. Examina-me e avalia as minhas inquietações! Vê se há em mim algum sentimento funesto, e guia-me pelo Caminho da vida eterna!” (Sl 139.23-24).

Pedro diz que é nesse “homem interior” que alcançamos paz, quietude. Deus quer que tenhamos paz interior, sempre, constante; que andemos sempre em paz. Conseguir viver assim no mundo de hoje parece impossível; mas é possível quando nosso homem interior está fortalecido em Deus; quando ele é incorruptível, irrepreensível; quando ele está sendo guardado pelo Senhor (Sl 27.3; os discípulos e a tempestade).

2.      Respeite seus limites. A única maneira de você manter sua saúde emocional  é reabastecendo seu sistema. Se você não fizer isso, prepare-se para um colapso, um acidente. Veja como funciona nosso sistema neurológico, ... ele é como uma mola, ... A serotonina irá exaurir-se, se você não viver de forma que ela seja reposta. Isso é mais comum em pessoas que vivem sob pressão, debaixo da sobrecarga de expectativas. Aí vem a depressão, a ansiedade, o descompasso emocional (Você não quer ver ninguém, não tem mais iniciativa, não tem mais alegria no trabalho).

O descanso é muito importante. Nosso momento de maior vulnerabilidade à depressão é quando estamos esgotados, extenuados, fatigados, exaustos. Até mesmo Jesus, nesses momentos preferiu parar e descansar (Mc 6.31).

Se você estiver acordando durante a noite, já é um sinal. Se quando amanhece você precisa de um guindaste para sair da cama, é outro. Seu corpo, sua psique necessita de descanso em níveis variados. A beleza da música está nos intervalos entre as notas. Descanso para o corpo é como a água: Se você esperar ter sede para beber, já estará num processo de desidratação. Descanso não é pecado!

Lembra do sábado? Do ano sabático? Quando descansamos em intervalos predeterminados, estamos lembrando a nós mesmos que, em última análise, é Deus quem controla os resultados, não meus esforços. O descanso faz com que sua vida entre num ritmo que a torna sustentável.

3.      Mantenha o tanque cheio. Ler o menu não enche o estômago. É preciso comer o alimento! Da mesma forma saber qual é o remédio, não realiza a cura. É preciso toma-lo!

SPURGEON DIZ: Sabedoria é o uso correto do conhecimento. Saber, não é ser sábio. Muitos homens sabem muitas coisas e, apesar disso, são os maiores tolos. Não há um tolo mais tolo do que aquele que conhece muita coisa mas não pratica. Saber como usar o conhecimento é ter sabedoria!

Wayne Cordeiro em seu livro “Andando com o Tanque Vazio” diz que nossa alma é como uma bateria que descarrega toda vez que distribuímos vida; e ela precisa ser recarregada. Só que não há carga rápida. Tem que ser um processo lento e gradual. Ela precisa ser recarregada regularmente.

Cada um de nós tem um tanque, com reservas emocionais, afetivas, espirituais, psicológicas. Há um mecanismo de entrada, de se repor estas reservas; e há outro para a saída. São mecanismos que propiciam a reposição de energias e, também, que deixam elas saírem. Estas portas de entrada e saída são as atividades, as tarefas que fazemos. Algumas farão este tanque encher; enquanto outras o esvaziarão. Você precisa descobrir quais atividades lhe enche o tanque e quais o esvazia.

Aconselhar me esvazia o tanque. Administrar os conflitos de relacionamentos dentro da igreja me esvazia o tanque; administrar a igreja me esvazia o tanque. Pregar um sermão evangelístico me enche o tanque; falar num encontro de casais, famílias; ministrar a líderes, me enche o tanque!

Faça o maior número possível de atividades que recarregam seu tanque; e, assim, você o manterá cheio. Elas diferenciam de pessoa para pessoa. Você precisa saber quais atividades tiram seu fio da tomada e te deixam sem energia; e quais – pensando na propaganda da Esso de alguns anos atrás – colocam um tigre em seu tanque.

ALGUMS ATIVIDADES PARECEM REVIGORAR, ENCHER NOSSO TANQUE

Esportes, viagens, leitura, devocionais, sair com a esposa, ouvir música, estudar (investir em seu crescimento), adorar a Deus, ajudar o próximo, contemplar o belo (Há um ditado rabínico que diz: Um dia prestaremos contas diante de Deus por não termos desfrutado de todas as coisas que ele criou para nosso deleite), cantar, dançar, sorrir, brincar, dormir.

 A quietude, praticar um período deliberado de solidão e reflexão. A solidão é uma disciplina saudável e prescritiva (isso é diferente do isolamento depressivo).

ALGUMAS IRÃO EXAURIR VOCÊ

Excesso de trabalho / Problemas não resolvidos em casa / Trabalho burocrático desnecessário / Desorganização pessoal

Falta de controle do tempo / Trabalhar com pessoas que não aceitam mudanças /

Administrar problemas em vez de resolvê-los / Trabalhar, permanentemente, debaixo de prazos e/ou metas.

 

Você consegue seguir bem por um tempo com essa coisa de mais drenar do que encher; mas isso acabará mal, acabará pegando você. Pense num motor sem trocar óleo; num carro sem manutenção. Talvez você rode 40, 50 km além do estabelecido, mas isso irá cobrar um preço muito alto.

4.      Procure aceitar plenamente a maneira como Deus te fez. É claro que isso não exclui trabalhar com suas falhas, defeitos e fraquezas. Uma auto aceitação incondicional é o ponto de partida para a maturidade. Pedro não era igual a Paulo, que não era igual a Barnabé, que não era igual a João Marcos, que não era igual a João, que não era igual a Timóteo,....

ACEITE SUA DIFERENÇA BIOLÓGICA, GENÉTICA

ACEITE A DIFERENÇA EM SUA CHAMADA

Diga como Paulo “Sou o que sou por causa daquele que me amou!

 

5.Procure replanificar suas carências emocionais, psicológicas sabiamente. O que nos faz infelizes, não é a falta disso ou aquilo, mas nossas prateleiras (emocionais e psicológicas) vazias (Nabal). Se seu tudo não for Deus, nunca estará satisfeito com nada.

Nos últimos 35 anos, o PIB per capta dos americanos aumentou de 17000 dólares para 27000, o tamanho médio das casas cresceu 50% e as famílias que possuem computador saltaram de zero para 70%. No entanto, a porcentagem dos que se consideram felizes não se moveu.

Os nigerianos, com seus 1400 dólares de PIB per capta, têm um grau de felicidade igual à dos japoneses, que têm um PIB 25 vezes maior.

Os habitantes de Bangladesh se consideram duas vezes mais felizes que os da Rússia, que são quatro vezes mais ricos.

 

6. Afirme a vida como um fascinante processo de desenvolvimento. Saber que está sempre crescendo é o caminho mais curto para não se frustrar com experiências negativas. Basta a cada dia seu mal. O amanhã – para quem está crescendo - será melhor!

 

7. Aprimore sua percepção dos problemas

-não exagere as dificuldades (Nm 13.33). Deus é maior. Você vai vencer!

-evite expectativas irreais (Elias). Não existe felicidade. Existe “alegria no Senhor!”

Reforce sua autoestima. Amar a Deus está cima de tudo; mas ao próximo e a você estão no mesmo nível!

-entre dois prazeres, escolha o melhor. Será que estamos escolhendo as coisas mais excelentes?

-entre duas dores, escolha a menor. Será que não estamos sendo masoquistas?

-cultive boas lembranças. O que estamos guardando em nosso HD? Você pensa que deletou, mas apenas jogou na lixeira do inconsciente e voltará na forma de comportamentos inexplicáveis, doenças.

-aprenda a contar as bênçãos

Conclusão

Pv 4.23 e Sl 90.12 Por que não parafrasear “cuide do seu interior e terá saúde física e emocional? Aprenda a viver sabiamente e terá saúde física e emocional? Cuide do seu interior e o seu emocional será sadio. Cuide do seu interior e você terá paz permanente, um interior tranqüilo, calmo e sereno. Onde você for, emanará paz, vida, que brotam do seu interior.

Deus quer que você tenha uma vida abundante em todas as áreas: Física, emocional e espiritual. Parece que tudo ao nosso redor conspira para que esse alvo não seja alcançado; mas esse deve ser o alvo de todo cristão, especialmente se queremos viver para a glória de Deus. Vida cristã é mais que orar e ler a Bíblia. Ficamos impressionados com alguns personagens bíblicos (Jó; Davi, quando morre seu filho): É porque aplicaram estes princípios bíblicos! Com uma filosofia de vida cristã assim, independentemente das circunstâncias, com certeza, você poderá ter saúde física, emocional e espiritual; contribuindo para que se cumpra em você Is 1.19; Sl 92.12-15; Jo 10.10.

Ver mais comentários

Comentar




Enviar