AGENDA
09/05 - JUNDIAI / SP
Congresso de Homens da ABREJUND
12/04 - Pouso Alegre / MG
Igreja Batista Betel
11/04 - Pouso Alegre / MG
Igreja Batista Betel
10/04 - Pouso Alegre / MG
Igreja Batista Betel

LIDERANÇA IMPOSTA OU MANIPULADORA, SERÁ SEMPRE UMA LIDERANÇA CONTESTADA!


LIDERANÇA IMPOSTA OU MANIPULADORA, SERÁ SEMPRE UMA LIDERANÇA CONTESTADA!

Juízes, capítulo nove, traz a interessante história de Abimeleque, um dos filhos de Gideão, que assumiu a liderança após a morte do pai. Sua liderança é um excelente caso de estudo que lança luz sobre as desvantagens de uma liderança imposta ou manipuladora; ou, tradicionalmente chamada de autoritária, não democrática.

Ele já começa manipulando os moradores de Siquém, se aproveitando do parentesco por parte de mãe e esquecendo todo bem que Gideão fizera a todo Israel, bem como traindo princípios, contratando/pagando seguidores e matando seus irmãos. Para quem quer ser rei, pode parecer um excelente começo; no entanto, há um preço a se pagar quando a liderança não se estabelece a partir de uma base sólida. E nossa questão é: Que tipo de líder você quer ser? Que tipo de liderança você quer exercer? Que caminho você quer percorrer no exercício da sua liderança? Que liderança agrada ao coração de Deus? Que liderança abençoará sua vida, sua família, sua comunidade e o reino de Deus?

No princípio ele já tem a oposição de Jotão, seu irmão que sobreviveu à matança dos demais. Neste momento ele se livra dele, pois o irmão vê que não tem condições de empreender um ataque mais frontal. No entanto, através de uma parábola – imagina o poder das palavras de Jotão na mente e coração dos não simpatizantes de Abimeleque; e sabemos que ele não tinha a simpatia de todos -; Jotão já lança a semente da discórdia e oposição em sua liderança!  É sempre assim, um líder autoritário e manipulador, ao se livrar de um oponente, fica feliz e se julga vitorioso; no entanto, nunca calcula os prejuízos já deixados por este nas mentes e corações de alguns descontentes; que, uma vez fermentados, irá desembocar em mais descontentes, até surgir alguns que irão contestá-lo publica e abertamente.

Três anos foram suficientes para que aquela semente deixada por Jotão frutificasse e já levasse os moradores de Siquém a contestar a liderança de Abimeleque, abertamente, a ponto de querer se livrar dele, pela influência de Gaal. É sempre assim. Liderança autoritária e manipuladora terá que gastar muita energia e tempo lutando contra adversários que estarão continuamente se levantando! Mesmo com os cooptados ou bajuladores, como Zebul, não vencerá; pois estes não têm força moral como líderes. É interessante que, após vencer uma primeira batalha, no dia seguinte já havia uma nova rebelião! Uma liderança autoritária só se mantém através da quebra de princípios e pela violência; mas, mesmo assim não é permanente: Teve que lutar contra os cidadãos de Tebes, e lá foi o fim da sua liderança.

Como disse John Maxwell: Nenhuma liderança prevalece sem uma base sólida (em se tratando de liderança cristã, estamos falando de princípios da Palavra de Deus: compartilhamento, democracia); bem como sem um círculo íntimo composto por outros líderes comprometidos com Deus. Em outras palavras: Ninguém faz sucesso sozinho!

Ver mais comentários

Comentar




Enviar