AGENDA
09/05 - JUNDIAI / SP
Congresso de Homens da ABREJUND
12/04 - Pouso Alegre / MG
Igreja Batista Betel
11/04 - Pouso Alegre / MG
Igreja Batista Betel
10/04 - Pouso Alegre / MG
Igreja Batista Betel

UM VERDADEIRO PROFETA DE DEUS

UM VERDADEIRO PROFETA DE DEUS

(Texto Bíblico: Jeremias 1.4-19)

 

Esse é um texto que mostra as características de um verdadeiro líder cristão, de um verdadeiro profeta de Deus. Ele se transforma num texto ainda mais relevante e contundente em sua mensagem quando, lá na frente, iremos encontrar Jeremias evidenciando estas características em sua vida, em seu ministério; pois, quando ameaçado de morte, responde aos seus algozes: Disse então Jeremias a todos os líderes e a todo o povo: "O Senhor enviou-me para profetizar contra este templo e contra esta cidade tudo o que vocês ouviram. Agora, corrijam a sua conduta e as suas ações e obedeçam ao Senhor, ao seu Deus. Então o Senhor se arrependerá da desgraça que pronunciou contra vocês. Quanto a mim, estou nas mãos de vocês; façam comigo o que acharem bom e certo. Entretanto, estejam certos de que, se me matarem, vocês, esta cidade e os seus habitantes, serão responsáveis por derramar sangue inocente, pois, na verdade, o Senhor enviou-me a vocês para anunciar-lhes essas palavras" (Jr 26.12-15). QUAIS SÃO, ENTÃO, ESTAS MARCAS?

 

1.    Tem que ser chamado e colocado no ministério por Deus:

"Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações" (v 5).

Não pode ser fruto de conchavos eclesiásticos – acordos em Assembleias, votações marcadas, conduzidas ou induzidas -; hereditariedade – hoje tem se tornado uma prática comum lideranças de igrejas passarem de pais para filhos, como se a igreja de Cristo fosse propriedade de uma família -; rebelião – não há necessidade de argumentar que, muitas igrejas, denominações, movimentos, surgiram a partir de uma rebelião contra a autoridade constituída -; vontade própria – muitas lideranças tiveram início a partir da vontade própria de pessoas, e não por um chamado e imposição divinos.

 

2.    Sua autoridade tem que estar na Palavra que recebeu do Senhor, e não no cargo: “O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me:

"Agora ponho em sua boca as minhas palavras. Veja! Eu hoje dou a você autoridade sobre nações e reinos, para arrancar, despedaçar, arruinar e destruir; para edificar e para plantar". E a palavra do Senhor veio a mim: "O que você vê, Jeremias? " "Vejo o ramo de uma amendoeira", respondi. O Senhor me disse: "Você viu bem, pois estou vigiando para que a minha palavra se cumpra" (v 9 a 12).

Quando a autoridade do líder não está na Palavra de Deus, ele acaba pregando o “politicamente correto”; o “culturalmente correto”, aquilo que agrada ao “consumo popular”.

3.    Ele tem que ter consciência que, se descumprir o chamado de Deus, nos moldes de Deus, haverá consequências terríveis para sua própria vida e, também, para seus ouvintes:

 “A palavra do Senhor veio a mim pela segunda vez, dizendo: "O que você vê? " E eu respondi: "Vejo uma panela fervendo; ela está inclinada do norte para cá". O Senhor me disse: "Do norte se derramará a desgraça sobre todos os habitantes desta terra. Estou convocando todos os povos dos reinos do norte", diz o Senhor. "Cada um virá e colocará o seu trono diante das portas de Jerusalém, virão contra todas as muralhas que a cercam e contra todas as cidades de Judá. Pronunciarei a minha sentença contra o meu povo por todas as suas maldades; porque me abandonaram, queimaram incenso a outros deuses, e adoraram deuses que as suas mãos fizeram". "E você, prepare-se! Vá dizer-lhes tudo o que eu ordenar. Não fique aterrorizado por causa deles, senão eu o aterrorizarei diante deles. E hoje eu faço de você uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e um muro de bronze, contra toda a terra: contra os reis de Judá, seus oficiais, seus sacerdotes e o povo da terra. Eles lutarão contra você, mas não o vencerão, pois eu estou com você e o protegerei", diz o Senhor” (v 13 a 19).

 

Com certeza o que mais a igreja de Cristo necessita, hoje, é de VERDADEIROS PROFETAS DE DEUS, homens e mulheres com estas características em todas as áreas do ministério cristão, dentro e fora da igreja, bem como toda a sociedade.


Adquira e leia minha revista EU, UM LÍDER! (R$ 15,00 mais Correios)

Ver mais comentários

Comentar




Enviar