AGENDA
09/05 - JUNDIAI / SP
Congresso de Homens da ABREJUND
12/04 - Pouso Alegre / MG
Igreja Batista Betel
11/04 - Pouso Alegre / MG
Igreja Batista Betel
10/04 - Pouso Alegre / MG
Igreja Batista Betel

POBRE OU RICO? (SUA PORÇÃO DIÁRIA 15/11/2020)


POBRE OU RICO?
"Escreve ao anjo da igreja em Esmirna: Isto é o que diz o primeiro e o último, aquele que foi morto e reviveu: "Conheço tua tribulação e tua pobreza, apesar de seres rico, e a blasfêmia dos que dizem ser judeus, mas não são; pelo contrário, são sinagoga de Satanás." "Não temas o que hás de sofrer. O Diabo está para colocar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e passareis por uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e eu te darei a coroa da vida." Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte (Ap 2.8-11)
Nosso conceito sobre ser rico ou pobre é bem claro: Qual o total do seu patrimônio material, financeiro acumulado? Daí os adjetivos milionário, para quem está na faixa do milhão; ou, bilionário, para aqueles que estão na faixa do bilhão de reais. Também há a classificação das classes médias em A, B, C ou D – conforme o poder aquisitivo de cada uma -; vindo, depois, os pobres e os miseráveis. Alguém já perguntou como Deus vê os homens quanto a isso? Esse texto traz uma boa resposta!
Os cristãos de Esmirna, além da pobreza material – conhecida e reconhecida por Deus -, havia um elemento complicador associado a essa pobreza: As aflições e os sofrimentos por causa da sua fé. No entanto, diante de tudo isso, Cristo afirma, categoricamente, serem eles ricos! Por outro lado, há um grande contraste entre esta igreja, que era pobre, materialmente, mas rica para com Deus, e a igreja de Laodicéia, que, materialmente, era rica, ajuntara tesouros para si aqui nesta terra e julgava que “nada lhe faltava”; mas, aos olhos de Cristo era “infeliz, miserável, pobre, cego e nu”. Aliás, Jesus já tinha nos deixado este conceito de riqueza quando esteve aqui na terra: "Não ajunteis tesouros na terra, onde traça e ferrugem os consomem, e os ladrões invadem e roubam;" mas ajuntai tesouros no céu, onde nem traça nem ferrugem os consomem, e os ladrões não invadem nem roubam” (Mt 6.19-20).
Por que é mais importante ser rico para com Deus? Para a igreja de Esmirna Cristo diz: “Sê fiel até a morte, e eu te darei a coroa da vida." (v 10). Para o rico insensato de Lucas 12.21, que não tinha mais onde ajuntar seus tesouros materiais, Cristo diz: “Insensato, esta noite te pedirão a tua vida; e o que tens preparado, para quem será?". Assim é aquele que ajunta tesouros para si, mas não é rico diante de Deus”.
As riquezas materiais ficam aqui na terra, enquanto as espirituais nos acompanham por toda a eternidade! Sejas rico!

Ver mais comentários

Comentar




Enviar